Postagens

Mostrando postagens de Julho, 2016

Demarcar os Territórios de nossa dignidade

Imagem
Aqueles que me conhecem sabem que um dos meus principais trabalhos se relaciona diretamente com a natureza. A mais de duas décadas conduzo grupos de pessoas para as matas, através de trilhas e clareiras, em roteiros com o propósito de sensibilização, contemplação e de autoconhecimento. Sempre integrando á paisagens naturais, uma sabedoria ancestral, que convencionamos chamar de indígena, mas que vem de diversas culturas nativas brasileiras, predominantemente tupy e tapuia.   Desde 1994 tenho abordado atividades pelo enfoque em valores humanos e cultura de paz, quando comecei na Fundação Peirópolis de Educação em Valores Humanos e na Unipaz; organizações que atuo até hoje. Estas instituições me propiciaram um aprofundamento em estudos nas tradições indígenas do Brasil e me deram a oportunidade de difundi-las em cursos, seminários e imersões.   No entanto, além de professor e facilitador de seminários e cursos; desde meados dos anos oitenta, com o povo guarani de São Paulo, destino cons…

Kaká Werá em Aracaju:

Imagem

É preciso olhar para o Céu com os pés na Terra

Imagem

O Grande ritual da vida

Imagem
O aprendiz perguntou ao velho Pajé qual o ritual mais poderoso, qual o grande ritual que poderia trazer benefícios para toda a vida, e qual seria aquele que daria o poder de vencer inimigos.
O Velho Pajé acendeu o fogo no chão e jogou umas folhas secas que exalaram um perfume prazeroso e tranquilizador.
O chão de terra batida e limpo da oca promovia o sagrado do clima.
A luz do fogo clareou o ambiente, era um momento âmbar, quase dourado.
O Velho Pajé olhou para a ansiedade do jovem:
- Pequeno caminhante, antes de mais nada, um ritual é um diálogo que se realiza com o espírito da tempo, o espírito do espaço e o espírito das intenções que se promove. Toda intenção perversa, maledicente, vingativa, caluniadora, e outras procedências ruins, não possuem o verdadeiro poder. Além disso, um ritual pode se transformar em um hábito, uma crença, ou uma tradição. Ou seja, pode se transformar em uma ação contínua e degradante, se for mal intencionado.
- Então não existe ritual poderoso!
- Sim, e…

A arte do trovão criador

Imagem
A expressão "trovão", dentro do contexto da filosofia tupi, se refere ao aspecto "criador" do consciência.  O ser humano é em essência um "trovão" criador. Dotado de relâmpagos que na língua inglesa são chamados de "insights". Há nele também os lampejos intuitivos. Os clarões criativos. Os trovejares das idéias, dos ideais, das possibilidades.
Esse trovão é algo á ser conhecido melhor por cada um de nós. Pois somos nós, mas ao mesmo tempo não temos ciência disso. Embora façamos uso de suas qualidades, pois afinal de contas, é a nossa própria consciência.
Já o vento é o corpo do trovão. O vento é o espírito do ser propriamente dito. Mas é um vento que não se extingue. É o vento da vida que nos habita e que vibra tudo que há. Tudo que é. E esse vento é um tema central de uma ancestral pergunta humana: o que verdadeiramente somos nós?
Uma das mais antigas culturas desse lados das Américas, a tupi-guarani, se debruçou na busca da resposta a essa pe…

Mudar a história

Imagem
Índios são ameaçados por desastres sociais, reservas indígenas são invadidas por garimpeiros, índios são bombardeados em ônibus vindos da escola rural. São diversas as más notícias sobre índios que ocorrem neste momento, principalmente entre o norte, o nordeste e o centro do Brasil. A degradação acentuada da amazônia atinge diretamente inúmeras pessoas de tradição indígena, caboclos, ribeirinhos. além de todos os ecossistemas desta região. Por trâs disso está uma mentalidade centrada em um falso progresso e em um falso desenvolvimento, pois embora diretamente em curto prazo são estes povos os afetados, na verdade toda a sociedade torna-se vítima de tal modo de agir, pois á médio prazo estas ações produzem catástrofes sociais, naturais e anti-naturais em diversas regiões do país. Só o uso adequado dos recursos naturais, o investimento em geração de energia limpa e um enorme esforço da sociedade urbana em partir para um consumo ecologicamente correto pode atenuar muitos dos problemas so…

Felicidade é só questão de sintonia

Imagem

O Sentido da Vida

Imagem
Acredito que muitas vezes não nos damos conta de que o que nos causa grande insatisfação é o impedimento da nossa auto-expressão em determinados setores de nossas vidas. Situações e fatos vão surgindo em nossos caminhos e vão nos deixando marcas de sofrimento: agressividades, culpas, raivas, mágoas. Assim vamos sendo absorvidos por tais experiências negativas e desalentadoras, carregando- as por longo tempo como uma cruz nas costas.     A vida me ensinou que não lembramos o mau que causamos as pessoas, mesmo as próximas e queridas; mas não esquecemos jamais aquelas que nos causam mal, mesmo as mais distantes. Me lembro de diversas vezes em minha jornada em que me senti paralisado, achando que todos estavam contra mim ou que ninguém me entendia.      Buscava algo mas não sabia o que! Andava em círculos de desânimos e desconfianças. Oportunidades apareciam, mas não as percebia. Quando vislumbrava algo melhor, não me achava merecedor de vivenciá-lo. Mas uma das mais t…

O Trovão e o Vento

Imagem
É com grande alegria que anunciamos a publicação de mais este importante livro, que contém os preciosos fundamentos de uma das grandes tradições espirituais da América do Sul: a tradição ancestral tupi-guarani! "Desde os últimos duzentos anos de peregrinação tupi-guarani, existe uma profecia que fala do retorno de Tupã no coração dos Homens, para iniciar ‘a quarta humanidade’. Segundo essa antiga tradição, Tupã é um dos nomes do Grande Espírito, do Sagrado Mistério, da causa de toda emanação de vida. É a Consciência Infinita, presente, mas adormecida em nossos corações e mentes, que precisa ser despertada. Existe uma via chamada ‘Apecatu Ava-porã’, que significa O Caminho do Homem Sagrado. É um método de aprimoramento pessoal em que a natureza e suas forças apoiam o ser humano em seu alinhamento, despertar e integração da consciência a partir de músicas, meditações e sons apropriados. Para isso, ‘há que se conhecer o Trovão e o Vento’, diziam os antigos mestres Nessa via, o Trov…