Postagens

Mostrando postagens de Novembro, 2013

INDIOS EM SÃO PAULO

Imagem
(do Estado de São Paulo) Assim como migrantes nordestinos, os pancararus começaram a chegar da zona do sertão do São Francisco, em Pernambuco, em meados da década de 1950, em busca de emprego. Eles foram chamados para cortar árvores em loteamentos do bairro do Morumbi, na zona sul, e depois ajudaram nas obras da construção do estádio do São Paulo. Paulo Liebert/AE No extremo sul. Índios guaranis na aldeia Tenondê Porã, em Parelheiros Instalaram-se nos terrenos vizinhos, descampados que viraram a Favela Real Parque, hoje em processo de urbanização. Estima-se que existam pelo menos mais de 3 mil pancararus na capital, o que os tornaria uma das etnias mais numerosas da cidade. "Depois do incêndio na favela (ocorrido em setembro do ano passado), muitos se dispersaram. Eram mil e hoje são cerca de 200. Estão vivendo de aluguel em outros bairros ou voltaram para a aldeia", diz o pancararu Ubirajara Ângelo de Souza, de 47 anos, que chegou à Real Parque aos 20 anos. Seu pai trabal…

O índio está dentro de nós

Imagem
O índio está fora da política. O índio está fora das novelas. O índios está fora da história. O índio está fora dos livros. O índio está fora dos temas mundiais. O índio está fora do protagonismo social. Quando aparece nos fatos políticos, é como estorvo. Como constrangimento. Quando aparece nas novelas; de décadas em décadas, é como a figuração do figurante que rascunha um estereótipo. Quando aparece na história, fica no meio das paisagens dos pintores seiscentistas. Quando aparece nos livros, é pra registrar que caça, pesca, e nada. Mais nada.
 Nos temas mundiais, ás vezes surge como inspiração de uma possibilidade remota de um sentimento difuso entre nostalgismo e utopismo natural. Nas questões sociais, ele é uma pedra no sapato do assistencialismo nefasto.
O sociólogo e o antropólogo escreveram centenas de páginas de dissertações sobre o tal índio, inclusive no plural. Mas é bom lembrar que não é o intelectual antropólogo e nem o sociólogo que vai empurrar "o índio" para…

Transformar para a qualidade de vida

Imagem

Consciencia Próspera

Imagem

Sobre a questão das águas

http://www.youtube.com/v/wYV9pnxt9vs?autohide=1&version=3&feature=share&attribution_tag=WyUq95F3LZnutTkQB9rLpA&autohide=1&showinfo=1&autoplay=1