Postagens

Mostrando postagens de Outubro, 2013

AWEN UPTABI (O POVO VERDADEIRO)

Imagem

Sistema agrícola Baniwa é patrimonio cultural brasileiro

No norte da Amazônia, uma tribo de índios domina uma riqueza genética. São os baniwas, mestres na domesticação e no cultivo de dezenas de variedades de pimenta, a maioria nativa. O som da flauta baniwa é um presente que Mário ganhou do pai, que aprendeu com o avô, que, por sua vez, recebeu dos ancestrais dele. Agora, com o amigo, Luiz tenta manter viva essa música, junto com os utensílios tradicionais e a maloca que ele construiu com as próprias mãos. Na língua baniwa, ele explica que preservar uma música é um passo para preservar uma cultura inteira. O povo dele sempre fez isso. A equipe de reportagem viajou até a Cabeça do Cachorro, região no extremo norte do Amazonas, para entender como os hábitos dos indígenas ajudaram a preservar uma joia da culinária brasileira: a pimenta. A primeira parada foi em São Gabriel da Cachoeira, uma bela cidade de 38 mil habitantes às margens do rio Negro. Exceto pelo avião, o transporte pelos rios é a única forma de chegar e sair do local..
O destino…

TEATRO DA DESCATEQUIZAÇÃO

A visão de mundo da tradição tupy

Imagem
A visão de mundo da tradição tupy pode servir de semente e inspiração para pensarmos em gerar um novo modelo de sociedade em muitos aspectos.  A começar pela estrutura social não hierárquica e com ênfase no cooperativismo. A base social tupy é de decisões coletivas e ações coordenadas para serem viabilizadas por grupos, que se adequam ás tarefas por gosto e prazer e não por imposição de uns sobre outros.
A outra questão é a proposta de consumo e produção. Produzir alimentos e artefatos estritamente de acordo com as possibilidades locais e consumir o estritamente necessário e com ênfase na qualidade daquilo que se produz. além do fato de fazer girar a economia utilizando-se também do sistema de escambo.
Além dessas existem diversas tecnologias sociais que podem inspirar a sociedade neste momento de gravíssima crise ecológica e humana. Mais uma questão imprescindível é o foco no desenvolvimento de valores humanos. No aperfeiçoamento do caráter e da qualidade das relações pessoais e inte…
Imagem

A parede tem ouvidos

Imagem

População indígena cresce

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

O contingente de brasileiros que se consideravam índios cresceu 150% na década de 1990, revela a pesquisa "Tendências Demográficas: uma análise dos indígenas com base nos resultados da amostra dos censos demográficos 1991 e 2000", divulgada hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O ritmo de crescimento é quase seis vezes maior do que o da população em geral.

Esta é a primeira vez que o instituto apresenta informações sócio-demográficas sobre a população indígena brasileira.

Em 1991, o percentual de indígenas em relação à população total brasileira era de 0,2%, o equivalente a 294 mil pessoas. Em 2000, este percentual subiu para 0,4% da população ou 734 mil pessoas. O resultado representa um aumento anual de 10,8% da população, a maior taxa de crescimento dentre todas as categorias. O total do país apresentou um ritmo de crescimento no período de 1,6% ao ano.

A hipótese mais provável para justificar esse crescimen…

A floresta é viva e dá vida através de sua diversidade.

Imagem

Problemas relacionados ao terrítório estimula suicídio indígena

Imagem
ONG associa alta taxa de suícidio entre índios jovens a problemas fundiários A taxa de suicídio entre os índios guaranis é 34 vezes maior que a taxa nacional. Só ano passado 56 indígenas daquela etnia cometeram suicídio, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A maioria das vítimas tinha idade entre 15 e 29 anos. A pessoa mais jovem da lista era uma criança, de 9 anos. Esses números foram divulgados hoje pela Survival International para lembrar o Dia Mundial da Saúde Mental, que será comemorado amanhã, 10 de outubro. A organização, que se dedica à defesa de populações indígenas que enfrentam ameaças, alerta que o problema do suicídio entre os jovens guaranis está associado à desorganização social, decorrente da perda de suas terras. Segundo a organização, o caso dos índios brasileiros não é isolado. Povos indígenas ao redor do mundo apresentam taxas de suicídio mais altas que a média nacional. No caso brasileiro, o problema poderia ser reduzido se as terras reivindicadas pelos guara…

Verdes e Índios pela defesa da Constituição

Verdes na defesa das terras indígenas participam de protesto contra a PEC 215
Manifestações vão ocorrer em todo o Brasil até o dia 5, quando se comemoram os 25 anos de promulgação da Constituição Federal.
Representantes de diferentes etnias indígenas, apoiadores e simpatizantes participaram de protesto, realizado no final da tarde de quarta-feira (2/10), na Avenida Paulista, contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215 que tramita na Câmara dos Deputados e tira do Governo Federal a autonomia na demarcação de terras indígenas, quilombolas e zonas de conservação ambiental. Os manifestantes se concentraram em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp).
Dentre os participantes, o líder indigenista Kaká Werá, também dirigente do PV de Itapecerica e membro da direção estadual do Partido Verde (43). De acordo com Werá, a PEC 215 beneficia os interesses de grupos ruralistas. As manifestações são pospostas pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).
“A questão indígena vai cont…

A Floresta garante a vida humana.

Imagem