Postagens

Mostrando postagens de Julho, 2013

Culturas Tradicionais se encontram na Chapada dos Veadeiros

Agência Brasil Durante o 13° Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, entre 19 e 27 de julho, na Vila de São Jorge, município de Alto Paraíso de Goiás, cerca de 70 lideranças de comunidades tradicionais do Cerrado trataram das dificuldades que enfrentam para manter preservados seus modos de vida e o ambiente que ocupam.
O Segundo Encontro Regional da Rede Cerrado reuniu povos tradicionais de Goiás e do Distrito Federal. Comunidades - quilombolas, indígenas, pequenos agricultores, extrativistas, geraizeiros (populações tradicionais que vivem no Norte de Minas), ribeirinhos e vazanteiros (que produzem na época das vazantes dos rios).

César Victor, membro da coordenação da Rede Cerrado, explica que a rede envolve entidades da sociedade civil protetoras do Cerrado. São movimentos sociais preocupados com questões sócio-ambientais e que podem trabalhar em integração, lutando para que as políticas públicas visem a exploração sustentável do bioma. A rede foi criada durante a E…

Pele Vermelha

Washington Post publicou recentemente uma série de colunas debatendo a necessidade de mudança do nome da equipe local da Liga Nacional de Futebol Americano, o Washington Redskins, a fim de evitar tons racistas. “Redskins” (“pele vermelha”, na tradução livre) seria um desrespeito aos índios nativos americanos. No dia 28 de janeiro, o Post decidiu não publicar uma pequena matéria sobre o time de natação feminino de uma escola em Bethesda. O motivo foi uma foto que mostrava as garotas com caras pintadas e penas – semelhante a trajes de guerras de índios. “Não quisemos ofender ninguém, caso alguém se sentisse ofendido, e não quisemos que as meninas recebessem algo que não mereciam”, explicou o editor de esportes, Matthew Rennie. Em sua coluna [10/2/13], o ombudsman indaga se teria havido um “ataque repentino do politicamente correto” no jornal. Ele acredita que não. Matérias sobre escolas são atentamente acompanhadas por editores porque envolvem menores, que não devem estar no mesmo ní…

A natureza é expressão divina

Imagem
Entre todas as culturas, principalmente as que cultivam valores ancestrais, a natureza é vista como a expressão divina, como a mensageira do Sagrado Mistério. No Brasil, somente no século XVI, com a chegada dos estrangeiros, é que ela tornou-se um objeto de exploração indiscriminada. E o resultado disso estamos colhendo nesta época através de inúmeros problemas sociais, economicos e ambientais. Já passou da hora de mudarmos o paradigma dessa relação com a natureza.

As flores denunciam que a harmonia é a face do Sagrado Mistério

Imagem

Paradigmas de liderança e sustentabilidade

Imagem
Estamos em uma época em que os modelos que dinamizaram e edificaram a sociedade humana tem que ser revistos para que possa continuar existindo sociedade humana. Para termos uma ideia, segundo pesquisadores e especialistas de recursos naturais e biodiversidade, para seguir-se o atual modelo de desenvolvimento necessitaríamos o equivalente a três planetas Terra para continuar havendo possibilidade de expansão econômica nestes critérios. De modo que hoje não dá para falar em economia sem reconhecer seu impacto direto na ecologia e sem considerar a desestrutura social que seu modo de operar tradicional impõe no sistema de vida em suas mais diversas culturas e modos de expressão. Isso tem levado á sociedade á repensar sua visão e sua prática em relação á questão da sustentabilidade. Quando se diz a palavra sustentabilidadedentro de um ambiente empresarial, imediatamente se associa a geração de lucro, pois esta é a natureza de toda empresa que quer manter-se e expandir. Mas quando se diz a pa…

Manifestação indígena se dá pela arte

Imagem

Indios ainda não são reconhecidos pelas contribuições ao país

Imagem
O grande desafio em pleno século 21 em relação aos povos indínas no Brasil é o reconhecimento de suas contribuições na formação da nação brasileira, através de seus saberes diversos; na medicina tradicional, na arte, no modo de vida, na filosofia e no desenvolvimento de tecnologias sociais.
Durante os últimos 513 anos as populações indígenas passaram por experiências terríveis na relação com a colonização que surgiu de um modo abrupto e violento para com as raízes culturais do Brasil. somente no inicío do século 20 é que a relação de destruição das culturas foram lentamente sendo adandonadas e transformadas em relações mais assisntecialistas, no entnto sem o reconhecimento da alteridade. Ainda nas décadas de 60 e 70 os índios também sofreram a opressão do período militar, sendo tratados novamente como escravos e como estorvo.
Após a constituinte de 1988 muitas organizações indígenas surgiram; os descendente indígenas se expressara, com mais veemencia e hoje buscam lutas por questões …