Postagens

Mostrando postagens de Março, 2013

O sol interior

Imagem
Há uma só verdade, como o sol,
e é no coração, como um céu
em vastidão, que se expressa
como um raio de luz na manhã,
sutil, mas suficiente para germinar a vida
e seu sal.

Homenagear a Diversidade

Imagem
Em abril inicia-se logo mais as comemorações pelo Dia do Índio. Em pleno século XXI o que mais queremos na verdade, tanto os descendentes dos povos indígenas quanto os parentes das etnias ainda existentes; é o respeito e cuidado á biodiversidade e a ação para recuperação da dignidade da diversidade cultural existente ainda na dimensão continental do país.
Somos um povo plural desde antes de nos concebermos enquanto nação brasileira. Há estudos de que habitavam nestas terras cerca de 6 á 20 milhões de pessoas no século XVI;  e não eram todos iguais em língua, cultura e aparência  Sabemos hoje que só a diversidade proporciona riqueza em diversos sentidos: saberes, culturas, ciências,  cosmovisões, variedade de possibilidades de recursos, etc.
Seria um salto qualitativo e evolutivo se nesse período em que deveríamos honrar as raízes do Brasil, pudéssemos também reconhecer os benefícios da alteridade e pluralidade cultural.Na verdade, estaríamos aceitando desse modo a vocação natural des…

Somos Um em Muitos.

Imagem
Não sabemos ao certo quando a espécie humana começou a se dividir em padrões de crenças que separa raça, cor, credo, e considera uns superiores aos outros. Também não sabemos o quanto é antigo a existência da estupidez e ignorância que produz guerras, inclusive filosofias que defendem a necessidade de haver genocídios como estratégia de limpeza social, racial, etc.
Mas a verdade é que o que diferencia o ser humano, no sentido de o tornar particularizado, individualizado e pessoalizado um do outro; são qualidades e características complexas, que vão desde a habilidade de adaptação em ecossistemas e situações diferenciadas no mundo; até as diversas visões que cada cultura constrói sobre si mesma.
Em essência, não há diferença. comungamos o mesmo sopro. Os índios não são diferentes dos não índios. Todos possuem os desafios de aperfeiçoamento de individualidade, personalidade, comportamento, etc. enquanto não avançarmos na amadurecimento de considerarmos como natural que somos uma unidad…

Kaká Werá: A ética da cidade

Kaká Werá: A ética da cidade: A palavra política vem do grego e diz respeito á ética da cidade. A responsabilidade de manter uma ética na cidade é imensa. No entanto prec...

Cultura indígena nas escolas

Embora seja obrigatório a presença da cultura indígena nas escolas através de conteúdos que expressem os valores, os saberes, as contribuições e a presença da diversidade étnica no Brasil, devido a lei federal 11.645, ainda não a vemos  como uma prática no currículo escolar.
A falta de informação sobre a cultura ancestral do Brasil e sua dinâmica atual , assim também como o entendimento das transformações e desafios pelos quais passam, dificultam grandemente para haver um encontro entre o passado e o presente do país.

Cabral não quer indios na aldeia Maracanã

Imagem
Os índios que ocupam o antigo museu ao lado do estádio do Maracanã viveram mais um dia de tensão nesta quinta-feira com a iminência de uma invasão por parte das forças de segurança. O prédio e terreno estão envoltos em disputa judicial para desocupação, tendo em vista as obras estruturais no entorno, que o Estado alega serem exigências da Fifa para a Copa do Mundo de 2014. “O pessoal vê notícias na internet e já começa a ficar preocupado por aqui, já começa a movimentação, está todo mundo com medo”, relata o cacique Carlos Tucano, principal representante da Aldeia Maracanã, local onde, entre as décadas de 50 e 70, funcionou o Museu do Índio. Hoje o prédio de cerca de 150 anos é ocupado por 17 etnias. Na tarde de hoje, voltou a circular a informação, não confirmada pela Defensoria Pública do Estado, tampouco pelas autoridades de segurança, de que a Tropa de Choque da Polícia Militar estaria se dirigindo ao local para a retirada dos índios. No último final de semana, os policiais fizera…

Ao dia da água, uma reflexão

Eu Maior

Imagem
Vem aí um longa metragem que propõe uma pluri-reflexão sobre espiritualidade, visão de felicidade, visão de mundo e valores. Trata-se do filme EU MAIOR. Nele, trinta depoimentos profundamente humanos permeiam com perplexidade o nosso estar no mundo e seus mistérios. Tive a honra e a oportunidade de dar um depoimento á anos atrás para esse documentário e me encantei com os depoimentos de todos os outros entrevistados. Um roteiro de experiências e aprendizados. Vale a pena conferir

Kaká Werá no Sesc Pompéia

Imagem
Neste próximo sábado, dia 23 a partir das 16 horas, no SESC Pompéia, estará sendo apresentado a "contação de história" NHEMONGUATÁ, com textos de Kaká Werá, narrados com participação de Leandro Pffeifer e Tatiana Zalla.  Na ocasiãiserá lançado o CD, de mesmo nome.
Nhemonguatá reúne diversas histórias que tem por objetivo fazer refletir sobre valores que carregamos e mostra a sensível relação das culturas indígenas om a natureza.
Vale a pena conferir.

Teatro para educar para o respeito á diversidade

Imagem
O grupo de Teatro Arapoty nasceu do resultado de um curso de três anos no Ponto de Cultura Arapoty em Itapecerica da Serra, destinado á formação de jovens em "saberes e valores da matrizes ancestrais".  Neste curso os jovens de 15 á 18 anos aprenderam através das linguagens artísticas a importância, as contribuições sociais e culturais, e os valores éticos através de fábulas e histórias tradicionais dos povos indígenas e da cultura Africana.  A idéia agora é o grupo se aperfeiçoar, através da expressão teatral, na transmissão do respeito á diversidade cultural do Brasil. O teatro, neste contexto, é uma ferramenta que possibilita o aprendizado individual e coletivo, assim também como a multiplicação de mensagens que possam educar pessoas para o exercício de uma melhor cidadania.  No ano de 2012 o grupo de teatro montou o texto: "Morená" de Kaká Werá, inspirado na mitologia do povo kamaiurá, do Xingú.  E segue o ano de 2013 levando o espetáculo para outras cidades.