Postagens

Mostrando postagens de Julho, 2012

Oca

Imagem

Alteridade

Imagem

Indios exigem cumprimento da lei em Belo Monte

Engenheiros quetrabalham  para a Norte Energia, consórcio responsável pela  hidrelétrica de Belo Monte, estão mantidos como reféns na aldeia Muratu após uma fracassada reunião sobre os mecanismos que a empresa pretende oferecer para transpor embarcações após o barramento completo do Xingu na altura do canteiro de obras de Pimental.Os grupos indígenas que deveriam ser consultados sobre o barramento do rio esta semana foram os mesmos que ocuparam a ensecadeira de Pimental por 21 dias a partir do final de junho, para cobrar o cumprimento das condicionantes indígenas. A falta de qualquer resposta da empresa ao documento encaminhado à direção da Norte Energia após o processo de negociação da desocupação da ensecadeira contribuiu para a descrença generalizada nas promessas e propostas do consórcio, afirmaram os indígenas. “Passaram 20 dias desde a última reunião e a Norte Energia não fez absolutamente nada”,G iliarde Juruna, liderança da TI Paquiçamba. 
Segundo ele, os três engenheiros da em…

Como reciclar e onde descartar

Imagem
ROSANA FARIA DE FREITAS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

De um ano para o outro, o seu computador fica obsoleto. O celular passa de item cobiçado a peça pré-histórica em questão de meses. Imagine se esses produtos, e mais baterias de carro, exames de raio-X e lâmpadas fluorescentes fossem dispensados como entulho comum.



Marlene Bergamo/Folhapress
Depósito da Utep em Guarulhos (Grande SP), onde pneus são triturados e reciclados



As baterias de carro contêm chumbo, que gera problemas ao sistema nervoso, enfraquece os ossos, causa anemia. Essas substâncias tóxicas podem se instalar em seu corpo de forma simples: uma vez despejadas no solo, têm suas matérias-primas decompostas, são ingeridas por vermes e minhocas e, em contato com o lençol freático, entram na cadeia alimentar por meio das plantas. Como você é o último componente desse ciclo, consome as substâncias absorvidas ao longo do processo.
As lâmpadas fluorescentes contêm vidro e metal, e são compostas por fósforo e mercúrio. O fósforo favor…

Sinais de Fumaça

Imagem
Hoje de manhã procurava sinais de fumaça no céu para me orientar, não veio. Então veio, pela internet, sagradas orientações:
1- Levante cedo e, logo que despertar, saia da cama.
2- Reze com fervor e peça que toda humanidade seja protegida e regenerada espiritualmente, por todos os que lutam no caminho da verdade. Que todos tenham força e energia para trabalhar com mais ardor, que sejam encorajados e fortalecidos e que obtenham sucesso.
3- Imagine mentalmente a figura de teu Mestre. Fixe essa imagem diante de ti e, com reverência, peça que todos os erros possam ser perdoados. Isso purificará o teu coração.
4- Reflita sobre as fraquezas do teu caráter e procure maneiras de fortalecê-lo.
5- Apresente-se ao tribunal de sua própria consciência e facilite teu progresso espiritual.
6- Quando estiver no banho, imagine que a água leva toda impureza moral junto com as impurezas do teu corpo.
7- Não faça nada que não seja realmente necessário.
8- Pense nos efeitos das palavras antes de pronunciá…

Ecologia e tradição indígena

Imagem

O FUTURO É AGORA

Imagem

Em defesa dos animais

Imagem
Não é nada civilizado fazer sofrer um touro ou um boi nestes eventos de rodeios, estimulando-os a ficarem agressivos e muitas vezes mutilando-os. As pessoas vão aos shows para ouvirem seus artistas preferidos e não para violência. Na minha cidade existe ainda este péssimo e horrível habito. Até hoje não houve nenhuma legislação que extirpasse essa barbárie. Parece que os responsáveis pela ética da cidade estão adormecidos para esta questão.
Além disso, no centro da cidade, onde existe os memoráveis ícones arquitetônicos de Itapecerica, a igreja e o prédio da câmara municipal, inúmeros cachorros sem teto e doentes fazem deste espaço sua morada. Sob a vista de autoridades, revelam suas feridas, fomes, descasos, e toda sorte de fragilidades. E uma coisa impressionante é que os mendigos, que nada possuem, são os que procuram confortá-los de vez em quando. Infelizmente este é um retrato cotidiano, na praça central, próximo ao coreto e os prédios do centro.
Uma vez tentei, com minha família…

Aos amigos de Itapecerica

Imagem
Moro em Itapecerica da Serra, uma região de mata atlântica, na borda de São Paulo, onde as estradas que saem da metrópole vão para o sul do Brasil ou para o litoral paulista. Este lugar, pelo fato de ser uma área de manancial e formar uma parte de um cinturão verde da grande São Paulo, tem sido um refúgio para quem busca qualidade de vida. mas ele também abriga milhares de trabalhadores nas fronteiras periféricas da cidade; uma população rural de pequenos sitiantes e possui um alto índice de pobreza, segundo as estatísticas, mais de 54%. da população. Desde 1997, após fundar com minha esposa, Elaine Silva, o Instituto Arapoty, venho trabalhando em ações sociais com foco em valores humanos, consciência ecológica, respeito á diversidade cultural e empoderamento de comunidades, sejam elas tradicionais, indígenas, não indígenas, rurais, etc, e este tem sido o modo de serviço que eu e minha família, assim como inúmeros amigos que adquiri, vem prestando como uma maneira de transformar o mu…

Concursos terão cotas para negros e índios em Mato Grosso do Sul

Os concursos públicos para provimento de cargos ao executivo em Mato Grosso do sul devem reservar 10% das vagas para candidatos negros e 3% para indígenas. A determinação está descrita no decreto publicado no Diário Oficial do Estado na sexta-feira, dia primeiro de abril.
O novo documento regulamenta a Lei Estadual 3.939, de 21 de julho de 2010, alterando outra de 2008, que aprova a medida a reserva de vagas como forma de promover igualdade nas oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho. Na regulamentação fica estabelecido que a cada 10 aprovados, um seja negro, e a cada 33, um seja indígena. Considerando ainda os portadores de necessidades especiais, que tem direito a 5% das vagas, ou a proporcionalidade a cada 20 aprovados.
CRITÉRIOS

Para concorrer através do sistema de cotas, o candidato deve se autodeclarar negro ou indígena no ato da inscrição. “A autodeclaração é facultativa, ficando o candidato submetido às regras gerais estabelecidas no edital do concurso, caso não opte…

O programa "Escola de Guerreiros Sem Armas"

Imagem

Meditar é preciso

Imagem

Indios querem que governo cumpra condições para haver Belo Monte

BRASÍLIA – Cerca de 200 índios xikrins e jurunas estão acampados desde o dia 21 nas obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, na tentativa de acelerar o cumprimento das condicionantes destinadas a amenizar os efeitos negativos da usina para as populações indígenas afetadas. De acordo com a colaboradora do movimento, Rafaela Ngrenhdjan Xikrin, não há ligação entre esta ocupação e a ocorrida durante o encontro Xingu+23, iniciado no último dia 13 em Altamira (PA).“Nosso movimento é contrário a ações como as dos mundurukus, até porque eles não são daqui e não serão afetados pela obra”, disse Rafaela Xikrin à AgênciaBrasil. O Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) informou que a primeira ocupação resultou na depredação de 35 salas. Pelo menos 50 computadores foram quebrados, notebooks e rádiocomunicadores foram furtados e dezenas de aparelhos de ar condicionado foram danificados. A estimativa, segundo o consórcio, é um prejuízo superior a R$ 500 mil. A organização do movimento responsável …