Postagens

Mostrando postagens de Março, 2010

Ainda há tempo

Ainda há tempo para lembrarmos quem e o que de fato somos. Ainda há tempo para discernirmos do papel que ocupamos no mundo em relação a nossa verdadeira natureza.
Ainda há tempo para respirarnmos calma e profundamente e sentir, mirando paisagens irreais á nossa volta, que somos um sopro sagrado, luminoso, e único.

Floresta dos Unicórnios

Existe um lugar em São Paulo, na Granja Viana, nos limites de Cotia, que se chama floresta dos Unicórnios. mas não vi nenhum unicórnio lá. Vi inúmeros pássaros: faisões, araras, papagaios, periquitos, pavões, e até macacos. É que este lugar cuida de animais que foram traficados e resgatados pelo IBAMA. Além disso, o espaço é um centro de imersões com foco no ensino da sustentabilidade, ecologia, e cultura de paz.
Aliás, é onde a Unipaz de São Paulo está atuando com imersões específicas na linha da eco-formação, vale a pena conferir os cursos disponíveis no site da Unipaz de São Paulo.

Unipaz do Rio de Janeiro

20 e 21 de MARÇO - Tradição Ancestral Brasileira

"O Brasil ancestral já era uma terra de "mil povos" com inúmeras maneiras de conceber a realidade física e outros níveis da realidade através de suas filosofias e cosmovisões. Dentre elas, a imemorial cosmovisão tupy e as tradições solares e lunares.
Ao contrário do que é dito na história oficial, esses povos deixaram saberes complexos e profundos sobre o ser e sobre a natureza e edificaram sistemas comunitários de vida, medicinas, comportamentos e filosofia como, por exemplo, os três níveis da ancestralidade, a nossa árvore ancestral: a ancestralidade biológica, nossas raízes no mundo físico; a ancestralidade anímica, tecida com as forças que vêm dos quatro elementos, das quatro energias e das quatro direções da natureza; a ancestralidade divina, a nossa essência primordial.
Neste encontro serão abordados os itens:
> Panorama geral dos povos antigos do Brasil.
> A cosmovisão tupy e sua influência nas raízes ancestrais d…

Sobre o êxito

Uma vez perguntado sobre as condições para se obter êxito,o mestre apontou três itens:

1)Reconhecer-se como uma expressão da fonte divina, que inexoravelmente quer a sua mais bela e exemplar manifestação.
2) Trabalhar naquilo que o coração, a razão e o sentimento gostam.
3)Agradecer á todas as relações e cirscunstâncias que surgem na vida, pois são elas que ajudam a modelar o sucesso daquilo que foi projetado pelo ser, principalmente aquelas que causaram dificuldades ou pertubações.

Recife e Olinda

Este final de semana estive realizando uma imersão em Recife, através da Unipaz de Pernambuco.Na ocasião estava presente um representante Fulniô da aldeia de Águas Belas, o José Francisco, com sua tranquila presença.
Uma das coisas mais interessantes de perceber, ao ser acolhido pela amorosa equipe da Unipaz, foi a força da presença cultural da cidade de Olinda, com seu típico colorido e sua diversidade onde as raízes negras, indígenas e brancas geraram uma expressão onde a alegria se sobrepõe ao passado histórico de sofrimento que ficou registrado nas ruas de paralelepípedos da cidade.
Ó Linda, situação para se iniciar uma nova realidade!!!

Terra em Transe

A Terra treme.
O coração desperto ora.
A luz transmuta a sombra.

Equipe do Instuto Arapoty com diretora do CEFAM

Imagem
As oficinas culturais com educadores e estudantes com o objetivo de oferecer conteúdos sobre a história e cultura indígena do Brasil através da arte e dos saberes tradicionais tem sido um sucesso!!!
NA semana passada, após ser apresenada em doze cidades do interior de São Paulo, iniciará uma ação em Itapecerica da Serra

A luz do dia

Um pássaro desenha com vôo
imensidões azuis por trás.
Vejo.